Baleia de quatro patas, com características de lontra, viveu na costa do Peru



em 09/04/2019 às 17:05 hs

Baleia de quatro patas, com características de lontra, viveu na costa do Peru
Reconstrução artística de dois indivíduos de Peregocetus, (A. Gennari)

Baleia de quatro patas, com características de lontra, viveu na costa do Peru

Fóssil de animal estava sob sedimentos marinhos de 42,6 milhões de anos

Reconstrução artística de dois indivíduos de Peregocetus, um em pé ao longo da costa rochosa da atual Peru e o outro predando peixes. A presença de uma cauda solta permanece uma especulação. (A. Gennari)

Os cetáceos —  grupo de animais marinhos que inclui baleias e golfinhos — originaram-se no sul da Ásia, há mais de 50 milhões de anos, a partir de um pequeno antepassado de quatro patas. Agora, pesquisadores relatam a descoberta de uma antiga baleia de quatro patas soterrada sob sedimentos marinhos de 42,6 milhões de anos ao longo da costa do Peru. O espécime fornece novas perspectivas sobre a evolução das baleias e sua dispersão para outras partes do mundo. Os resultados foram publicados na revista Current Biology.

De acordo com os pesquisadores, a presença de pequenos cascos na ponta dos dedos das mãos e dos pés da baleia e a morfologia de seus quadris e membros sugerem que essa baleia podia caminhar em terra. Por outro lado, dizem, características anatômicas da cauda e dos pés, incluindo prováveis ​​apêndices com membranas, semelhantes aos de uma lontra, indicam que o animal também era um bom nadador.

“Este é o primeiro registro indiscutível de um esqueleto de baleia quadrúpede em todo o Oceano Pacífico, provavelmente o mais antigo para as Américas, e o mais completo fora da Índia e do Paquistão”, diz Olivier Lambert, do Instituto Real Belga de Ciências Naturais.

Há alguns anos, o co-autor do estudo, Mario Urbina, do Museu de História Natural da Universidade Nacional Maior de São Marcos, no Peru, descobriu uma área promissora para a escavação de fósseis no deserto costeiro do Sul do Peru, chamada Playa Media Luna. Em 2011, uma equipe internacional, incluindo membros do Peru, França, Itália, Holanda e Bélgica, organizou uma expedição de campo durante a qual foram escavados os restos de uma antiga baleia que nomearam Peregocetus pacificus. Significa “a baleia viajante que alcançou o Pacífico”.

“Ao cavar ao redor dos ossos, percebemos rapidamente que este era o esqueleto de uma baleia quadrúpede, com membros anteriores e posteriores”, diz Lambert.

Com a ajuda de microfósseis, as camadas de sedimentos onde o esqueleto estava situado foram precisamente datadas do meio do Eoceno, 42,6 milhões de anos atrás. Detalhes anatômicos do esqueleto permitiram inferir que o animal era capaz de manobrar seu corpo grande (até 4 metros de comprimento, cauda incluída), tanto em terra quanto na água. Por exemplo, as características das vértebras caudais lembram as de castores e lontras, sugerindo uma contribuição significativa da cauda para o ato de nadar.

A idade geológica da nova baleia de quatro membros, e sua presença ao longo da costa Oeste da América do Sul, apoiam fortemente a hipótese de que os primeiros cetáceos chegaram ao Novo Mundo cruzando o Atlântico Sul, vindo da costa ocidental da África para a América do Sul, relatam os pesquisadores. As baleias teriam sido auxiliadas em suas viagens pelas correntes de superfície para o Oeste e pelo fato de que, na época, a distância entre os dois continentes era metade do que é hoje. Os pesquisadores sugerem que somente depois de chegar à América do Sul as baleias anfíbias migraram para o norte, chegando finalmente à América do Norte.

A equipe internacional continua estudando os restos de outras baleias e golfinhos do Peru. “Vamos continuar procurando em localidades com camadas tão antigas, e até mais antigas, do que as da Playa Media Luna, para que os cetáceos anfíbios mais antigos possam ser descobertos no futuro”, diz Lambert.

Fonte: Scientific American Brasil

Acesso: http://sciam.com.br/baleia-de-quatro-patas-com-caracteristicas-de-lontra-viveu-na-costa-do-peru/



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !